segunda-feira, 13 de maio de 2013

SEMANA 4


Coloquei no blog da disciplina textos sobre o processo de desenvolvimento de mapas de sistemas, storyboards e a ferramenta Sustainable Design Orienting Toolkit. Esta última utilizaremos mais à frente na disciplina, seja na geração de alternativas, seja na avaliação da sustentabilidade dos conceitos propostos. Peço que consultem o blog e coloquem seus comentários, encaminhem dúvidas, etc.

A sugestão de leitura da semana é a dissertação (capítulo 02 pelo menos) do Jairo da Costa Júnior (http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/handle/1884/27158/Dissertacao.pdf?sequence=1)

A sugestão de vídeo da semana é o conceito de Design de Serviço para passageiros de avião que viajam com crianças (deem uma olhada em particular no service blueprint...):

Uma forma mais radical de mudança da relação médico-paciente pode ser vista no vídeo:


Como acordado em sala, na próxima sexta-feira teremos na primeira hora a apresentação do trabalho piloto feito nos cafés (customer journey, mapa de pontos de contato, mock-up de serviço). Cada equipe terá 5 minutos para apresentar a análise e principais proposições de intervenção no serviço. Dando tudo certo as apresentações ocorrerão ao longo de 30/40 minutos. Importante: sugiro a todos que iniciem pela apresentação da unidade de satisfação, que é o principal atributo associado à experiência do usuário (o que o usuário tem como principal valor do serviço).

Na segunda parte da disciplina vou apresentar o método de design de serviços que desenvolvemos no contrato que tivemos com a Tigre. Por isto, é importante que leiam a dissertação do Jairo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário