Coloquei no blog da disciplina textos sobre o processo de
desenvolvimento de mapas de sistemas, storyboards e a ferramenta Sustainable
Design Orienting Toolkit. Esta última utilizaremos mais à frente na disciplina,
seja na geração de alternativas, seja na avaliação da sustentabilidade dos
conceitos propostos. Peço que consultem o blog e coloquem seus comentários,
encaminhem dúvidas, etc.
A sugestão de leitura da semana é a dissertação (capítulo 02
pelo menos) do Jairo da Costa Júnior (http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/handle/1884/27158/Dissertacao.pdf?sequence=1)
A sugestão de vídeo da semana é o conceito de Design de Serviço
para passageiros de avião que viajam com crianças (deem uma olhada em
particular no service blueprint...):
Uma forma mais radical de mudança da relação médico-paciente
pode ser vista no vídeo:
Como acordado em sala, na próxima sexta-feira teremos na
primeira hora a apresentação do trabalho piloto feito nos cafés (customer
journey, mapa de pontos de contato, mock-up de serviço). Cada equipe terá 5
minutos para apresentar a análise e principais proposições de intervenção no
serviço. Dando tudo certo as apresentações ocorrerão ao longo de 30/40 minutos.
Importante: sugiro a todos que iniciem pela apresentação da unidade de
satisfação, que é o principal atributo associado à experiência do usuário (o que
o usuário tem como principal valor do serviço).
Na segunda parte da disciplina vou apresentar o método de design
de serviços que desenvolvemos no contrato que tivemos com a Tigre. Por isto, é
importante que leiam a dissertação do Jairo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário